Aprovado projeto que prevê alteração no PDM de Anchieta

Aprovada alteração no PDM de Anchieta, necessária para a construção de uma base portuária no município. André Mota Rodrigues, da Petrobrás, explanou o projeto que dará suporte às plataformas marítimas e vai gerar mais de 1800 empregos em Anchieta

14 de julho de 2009 às 00h00.

André Mota Rodrigues, da Petrobrás, apresentou o projeto aos vereadores

Terça-feira, 14 de julho de 2009

Luciana Pimentel

20h40

A construção de uma base portuária em Ubu, que dará suporte às plataformas marítimas da Petrobrás, foi debatida na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Anchieta. Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 01/2009, que prevê mudanças no Plano Diretor Municipal (PDM) para adequação às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e viabilização das obras.

O gerente setorial da Petrobrás, André Mota Rodrigues, explicou que a construção de uma base em Ubu é necessária porque a base de Macaé, no Rio de Janeiro, está saturada e não suporta as novas operações no atual cenário do Pré-sal – que aumentou as operações no mar.

"Ubu está na área estratégica com relação às outras plataformas que estão operando. O porto não será aberto, só a Petrobrás irá operar nele e é exclusivo para indústria de petróleo", explicou André Mota.

Se o projeto for aprovado, a base começa a ser operada em 2013 e enquanto o projeto estiver sendo executado vai gerar mais de 1800 empregos, número que, segundo o gerente da Petrobrás, poderá subir. "Se o ajuste no PDM for feito de forma a possibilitar o empreendimento, Anchieta vai ganhar muitas vagas de emprego na área portuária", destacou André.

Muitos vereadores usaram a tribuna para falar sobre o projeto. Edinho de Souza (PV), defendeu a construção do porto para geração de emprego e renda no município de Anchieta. "O Espírito Santo já perdeu a Baosteel, não podemos deixar esse empreendimento ir para outro lugar", pediu, lembrando que Vila Velha também pleiteia a ida da base portuária para a Grande Vitória.

Contrariando a fala do colega, Marcus Assad (PTB) lembrou que a Petrobrás já gastou muito dinheiro com estudos para a implantação do porto em Anchieta e que, por esse motivo, não tem interesse em levar o projeto à Grande Vitória. "Vila Velha não tem espaço físico para receber esse tipo de obra. Não sou contra o projeto, mas é coerente que ele seja analisado com calma pela Câmara, para que depois não volte para ser corrigido", ponderou.

O presidente da Casa, Jocelém Gonçalves de Jesus (PMDB), e os vereadores Carlos Waldir Mulinari de Souza (PSDB), Dalva da Matta Igreja (PDT), Válber Salarini (PSDB) e Geovani Meneguele Louzada dos Santos (PRP) também teceram seus comentários sobre a matéria durante a sessão ordinária.

Doação de terreno

Os vereadores também aprovaram a doação de um terreno ao Tribunal de Justiça e Ministério Público do Espírito Santo. O Projeto de Lei nº19/2009, que prevê a doação, é uma iniciativa do Poder Executivo, dono da área de aproximadamente 15 mil m² onde serão construídas ramificações daqueles Órgãos.