Italiano Bruno Brunello fala da parceria com o MEPES

Italiano Bruno Brunello visita Anchieta e fala da parceria com o MEPES

16 de junho de 2009 às 00h00.

Na Sessão desta terça-feira, 16/06, o Dr. Bruno Brunello, Diretor do Instituto Albergueiros de Vênito – Itália, compareceu ao Plenário onde fez uso da Tribuna Livre.

Dr. Brunello começou falando da visita que recebeu há 20 dias na Itália do Prefeito Municipal Edival Petri, do Diretor do MEPES e do Vereador Válber Salarini. Disse que todos tiveram a oportunidade de ver quão desenvolvida está a cidade do Vênito que, na década de 50, era uma das regiões mais pobres da Itália pós-guerra.

Bruno Brunello explicou o início da parceria Vênito x Anchieta. Disse que em meados de 1966 era presidente de um instituto na Itália e recebeu a visita de um Beato, Padre Humberto, vindo de Anchieta, que gostaria de aprender mais sobre a forma de trabalho rural desenvolvida na Itália com intuito de empregar tais conhecimentos no Brasil.

Naquela época o Instituto Agrário do qual Dr. Bruno era Presidente recebeu a visita de 6 jovens brasileiros para estudar e aprender todos os métodos. Passados 2 anos de estudos na região do Vênito 5 dos 6 jovens retornaram ao Brasil (1 faleceu na Itália) e trouxeram consigo o Professor Mario Zuliani, que até até hoje vive no Brasil. E assim se iniciaram as Escolas-Famílias Agrícolas no Sul do ES e o intercâmbio Brasil x Itália na busca pelo conhecimento.

Segundo Dr. Brunello houve um período em que este intercâmbio ficou mais lento, mas sempre mantiveram contato e parcerias.

Em 1997 Bruno Brunello retornou ao Brasil, desta vez em Santa Catarina, onde promoveu junto a uma Faculdade local um Projeto voltado para a Gastronomia e o Turismo.

Assim que o Padre Humberto soube da visita de Brunello ao Brasil convocou-o para vir ao Espírito Santo ver os resultados obtidos no MEPES e observando o potencial turístico de Anchieta implantaram aqui também uma Escola-Família de Gastronomia e Hotelaria.

Desde o ínicio Brunello fez questão de usar o nome “Família” nas escolas que ajudou a desenvolver, pois, segundo ele, a família é a célula de desenvolvimento de um país.

Bruno Brunello aproveitou ainda para convidar a todos para participarem nos dias 24, 25 e 26 da Semana de Gastronomia Vênito, que será realizada na Escola-Família de Gastronomia de Anchieta que fica situada ao lado do MEPES e contará com a presença de 15 chefes italianos que mostrarão um pouco da gastronomia italiana.

O Prefeito Edival Petri também proferiu algumas palavras. Agradeceu à presença do Professor Brunello e salientou a importância desta parceria que já dura 40 anos resultando em escolas, creches e desenvolvimento para o município de Anchieta através do cooperativismo.