Diretor da RDJ faz esclarecimentos sobre a Rede de Esgotos

Diretor da RDJ faz esclarecimentos sobre a Rede de Esgotos

07 de abril de 2009 às 00h00. Atualizado a 2 horas e 18 minutos atrás.

Nesta terça-feira quem compareceu à Câmara para fazer esclarecimentos foi o Sr. José Carlos Chamoun, Diretor da Empresa RDJ, responsável pela implantação da rede de Esgotos na Sede do Município.

 

José Carlos iniciou falando sobre o contrato da primeira etapa de implantação do esgoto na região do Centro da cidade. Disse que se trata de um convênio com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura Municipal de Anchieta e a CESAN.

 

A obra teve início em 2002 e desde então sofreu várias adequações até 2009. Ao todo foram construídos apenas sete mil metros de rede.

 

Chamoun esclareceu que (conforme também disse o Secretário de Obras) o solo de Anchieta é muito complexo para instalação de rede de esgotos. Explicou que há uma grande faixa de lençol freático (reserva de água subterrânea) com solo arenoso e por baixo desta composição ainda há uma faixa de solo mole o que dificulta ainda mais o processo, ou seja, a instalação do esgoto em Anchieta é feita a cerca de 1,5 metros de profundidade, muito mais profundo do que o comum, o que torna a obra mais cara também.

 

José Carlos continuou dizendo a obra foi inaugurada em julho de 2008 e que a partir daí uma série de problemas foi desencadeada pelas fortes chuvas que ocorreram no final do ano. O maior dos problemas foi a queima dos motores da elevatória 15 da Cesan, onde havia um PV – poço de visita – que foi encoberto por um alagamento. Segundo José Carlos o motor de um PV não pode ser molhado e quando isso ocorre é quase impossível recuperá-lo.

 

Explicou que devido à continuidade das chuvas o nível da água não diminuiu o que forçou à construção de uma elevatória provisória que será ligada pela Escelsa ainda esta semana.

 

Após seu pronunciamento o Diretor da RDJ respondeu a questionamentos do vereadores.

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.