Secretário de Obras faz esclarecimentos.

31 de março de 2009 às 00h00. Atualizado a 17 horas e 27 minutos atrás.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, o Secretário Municipal de Obras, Sr. Renato Lorencini, compareceu a esta Casa de Leis e utilizou a Tribuna Livre para fazer diversos esclarecimentos acerca das obras em andamento em Anchieta.

Renato começou falando sobre a questão do Esgoto sanitário da Sede do Município. Ele explicou que Anchieta tem um sério problema de solo, ou seja, que se trata de uma planície que possui diversos lençóis freáticos (reservatórios de água subterrâneos) o que dificulta o serviço de saneamento do município, que precisa construir elevatórias para tornar esse serviço eficiente.

O Secretário abordou também a questão dos “Caminhões-fossa”. Ele explicou que atualmente o caminhão faz cerca de 8 a 10 atendimentos diários (47% da população atendida) e que o serviço não é mais amplo por falta de tempo, pois, atualmente, todo esgoto coletado pelos caminhões é despejado na central de tratamento de Piúma visto que Anchieta ainda não tem a estrutura necessária.

Outro problema é a questão dos já citados lençóis freáticos. Renato explicou que mesmo que o caminhão-fossa faça a coleta dos dejetos nas fossas residenciais a água desses lençóis invade o subterrâneo fazendo com que a fossa fique cheia praticamente de um dia para o outro. Desta forma pediu à população que aguarde um pouco mais para fazer a ligação à rede de esgotos e também que façam o possível para economizar água evitando assim que as fossas se encham tão rapidamente.

Renato explicou também sobre a questão da denúncia de se estar despejando esgoto no Rio Benevente. Disse que atualmente o esgoto lançado no rio está 65% tratado, ou seja, o percentual permitido pelo IEMA e pelo IBAMA, mas que a previsão é de que se melhore mais o tratamento para esse percentual de tratamento chegar a 92%, que é o máximo de “limpeza” que se pode dar a esse material.

O secretário também falou sobre a coleta do lixo, que está sendo feita e da iluminação pública, onde a secretaria está desenvolvendo um programa que consiste em cadastrar todos os pontos de iluminação da cidade com uma numeração. Este número será pintado nos postes e quando houver algum problema basta o cidadão ligar para o telefone 0800-286-9003 e informar a numeração e o problema para que num prazo de até 72hs o serviço seja efetuado.